quarta-feira, 6 de abril de 2011

A comida da sua família é 100% segura?

Você sabe de onde vem o alimento que a sua família vai comer no jantar? A resposta pode evitar que ela seja vitima de infecções e intoxicações alimentares que, em maior ou menor grau, podem causar diarreias, vômitos e alergias. Por isso, antes de colocar qualquer item no carrinho do supermercado, seja industrializado ou natural, leia o rótulo.

“Em primeiro lugar, obviamente, é preciso estar atento à data de fabricação”, diz a nutricionista Cecília Lima. “A embalagem está limpa? Parece estufada ou amassada? Há algum furo ou lacre rompido? Possui o endereço do fabricante ou alguma certificação, como o SIF (Serviço de Inspeção Federal) no caso das carnes ou o selo verde para os orgânicos?”

Respondidas as perguntas iniciais, os cuidados continuam ao chegar em casa, da conservação ao preparo dos alimentos. A seguir, veja outras dicas da especialista.

Mantenha a cozinha limpa
A cozinha é um ambiente propício para a proliferação de bactérias, pois é quente e úmida. Troque os panos de cozinha diariamente e, ao fim do dia, deixe a esponja da pia de molho em água sanitária. O balde de lixo deve ficar no chão - e não sobre a pia. Prefira os modelos que abrem como o pé e não esqueça de esvaziá-lo todos os dias.

Cozinhe bem os alimentos
Principalmente as carnes. Frutas e verduras oferecem menos riscos, mas devem ser lavados com água corrente antes do consumo. Caso vá ingerir os vegetais crus, como nas saladas, deixe-os de molho por 15 minutos em algum produto próprio para desinfecção (como hipoclorito de sódio ou vinagre).

Ferva a água
Se o fornecimento da sua cidade não for confiável, ferva a água utilizada para cozinhar ou preparar gelo.

Lave bem as mãos antes de cozinhar
A simples recomendação deve ser seguida à risca. Toda vez que for interrompida, seja para atender o telefone ou pegar um ingrediente na geladeira, lave-as novamente.

Guarde os alimentos no local e de maneira certa
Na geladeira, por exemplo, os restos de comida devem ser armazenados (sempre embalados ou em recipientes com tampa) na parte de cima, que é mais fria.

Cozinhe na medida certa
O ideal é preparar a quantia exata que a sua família vai consumir e, de preferência, próximo ao horário da refeição. Mas como isso nem sempre é possível, ao reaquecer os alimentos, esquente-os numa temperatura acima de 70o C, ou seja, evite ingerir comida morna.

Só coma em restaurantes ou locais confiáveis
Comidas em buffet, se não estiverem quentes ou refrigeradas de acordo, oferecem mais riscos de contaminação. O mesmo acontece com comidas vendidas na rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...